top of page

O descarte de luvas na COVID-19


A utilização de máscaras cirúrgicas foi adotada como ação preventiva no Brasil e em outros países como mais um esforço no sentido de conter o avanço da pandemia do SARS-CoV-2, visto que as medidas iniciais de prevenção da transmissão da doença não foram suficientes para conter a circulação da população de forma adequada.

Interessantemente, por mais que não tenha sido indicada oficialmente, muitas pessoas recorreram à utilização de luvas de procedimentos (luvas de látex) para evitar o contato direto com superfícies contaminadas pelo vírus e, em conjunto com as máscaras, se protegerem e evitarem a sua transmissão. Esta medida é positiva e se mostra capaz de auxiliar na diminuição da transmissão viral, quando utilizada corretamente. Assim, temos dois pontos importantes no uso das luvas: não levar as mãos com as luvas ao rosto, olhos ou bocas - impedindo uma suposta transmissão do vírus que possa estar na superfície das luvas - e o seu descarte correto. ' Em ambientes hospitalares, o descarte é realizado por profissionais de saúde, sendo direcionado para o lixo de resíduos infectantes, o qual irá para um tratamento e fim adequados, diferente do lixo comum. No entanto, em residências não há esse tipo específico de lixo, o que facilita o descarte incorreto do material, tendo como consequência um possível aumento da transmissão viral. Portanto, existem alguns cuidados que podem e devem ser tomados para diminuir a probabilidade de um descarte incorreto e a contaminação e/ou infecção de superfícies, dos moradores ou dos coletores de lixo.

Indica-se que o descarte deva ser feito junto ao lixo comum das casas e NUNCA na forma de material para reciclagem. Para retirar a luva devemos ter cuidado para que a parte externa não toque em nenhuma parte da pele e, após a remoção das luvas, é indicado a higienização das mãos com água e sabão ou, com álcool a 70% INPM, líquido ou em gel. Apesar de estar sendo descartada no lixo comum, a luva deve estar dentro de um ou dois sacos fechados com um ou dois nós, permanecendo isolada do restante dos resíduos. Caso possível, o saco de lixo com as luvas deve ser destacado e indicado como possível resíduo infectante. A ANVISA e outros órgãos de saúde ainda reforçam que a utilização dessas luvas deve ser feita de forma individual e única, isto é, após o primeiro uso, ela deve ser descartada imediatamente.

Referências: http://sudema.pb.gov.br/noticias/saiba-como-fazer-o-descarte-correto-de-luvas-e-mascaras https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/04/saiba-como-descartar-luvas-e-mascaras-de-maneira-segura-ck90j64u8035l01qw32z6l4t3.html https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/uso-de-luvas

bottom of page